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Para ter uma vida mais saudável, além de fazer uma dieta balanceada com fibras e ingerir bastante água, é recomendável que você pratique exercícios físicos regularmente*.

Os benefícios de praticar atividades aeróbicas, como corrida, natação, caminhada e ciclismo são diversos: aumento da resistência a doenças, diminuição do stress, autoconfiança, perda de peso, aumento da auto-estima e regularização do metabolismo.

No entanto, é importante que você faça exames médicos sempre e tome algumas precauções antes de começar qualquer exercício físico. Reconheça os seus limites. Comece com calma e não exagere logo de cara. É preciso ir aos poucos para criar resistência e acostumar o corpo.

Para melhorar o aproveitamento do seu exercício, fique atento a dois pontos importantíssimos: alongamento e hidratação. Antes e depois de começar os seus exercícios faça uma seqüência de alongamentos para prevenir lesões musculares. Tome também os devidos cuidados com a sua hidratação, bebendo bastante água para repor o suor eliminado.

Exercícios regulares de apoio de peso, estão entre as medidas preventivas mais importantes. Como os músculos, os ossos ficam mais fortes quando são postos para trabalhar.

Nesta fase, caminhar é um excelente exercício para quem quer se exercitar. Mas a parte superior do corpo também precisa de atenção similar. Punhos e vértebras, juntamente com quadris, têm os ossos mais propensos à fratura em decorrência de osteoporose.

Tente aparelhos ou pesos de ginástica aeróbica leves.

Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.

O importante é fazer sempre alguma atividade que você sinta prazer.

* Consulte sempre seu médico antes da prática de exercícios físicos.

A melhor forma de se ter uma vida saudável é balancear uma dieta equilibrada, a base de fibras, com atividade física regular.

Para os homens, exercícios de apoio de peso, onde ossos e músculos funcionam contra a gravidade são ideais para desenvolver os músculos e aumentar a resistência. Isso inclui caminhadas, corridas, esportes com raquete e todos os esportes em equipe.

Levantar pesos ou usar aparelhos de resistência são também uma ótima opção para ajudar a preservar a densidade óssea. Este exercício também melhora o equilíbrio e o tônus muscular e dá a sensação de bem-estar.

Para melhorar o aproveitamento do seu exercício, fique atento a dois pontos importantíssimos: alongamento e hidratação. Antes e depois de começar os seus exercícios faça uma seqüência de alongamentos para prevenir lesões musculares. Tome também os devidos cuidados com a sua hidratação, bebendo bastante água para repor o suor eliminado.

Se você já teve diagnóstico de osteoporose, qualquer programa de exercício deve ser avaliado para a sua segurança, pelo seu médico antes de você começar. Os movimentos de torção e as atividades de impacto precisam ser reduzidos, dependendo da gravidade de sua condição.