Prisão de ventre na gravidez
É um dos inconvenientes mais comuns em mulheres que estão na gestação. Por isso é necessário ter alguns conselhos a mão.
Estar grávida, o sonho de milhões de mulheres no mundo. Esperar um filho, imaginar o sexo do bebê, escolher o seu nome, preparar seu dormitório, pensar se vai ter a cara do pai ou da mãe…
Talvez uma das sensações mais fortes na vida das mulheres é a de estar grávida. No entanto, nem sempre a felicidade durante o tempo da gestação transcorre como nos filmes de Hollywood, nem tampouco todos os momentos são como contam as celebridades nas revistas do coração. Às vezes, é tudo ao contrário: tonturas, vômitos, dores musculares, repulsa a comida. Somando a isso, a prisão de ventre, um problema muito habitual nas mulheres grávidas.
É normal? O que se deve fazer? A quem pedir ajuda? Em princípio, convém relaxar e entender que se trata de uma doença que parece surgir durante a gestação, inclusive em mulheres que nunca antes sofreram. Se por um tema hormonal a prisão de ventre padece mais no sexo feminino que no masculino, isto se potencializa nas grávidas. Ademais, a escassa atividade física ou o sedentarismo não contribui a favor.
Estima-se que as dificulades de trânsito lento ocorrem entre o terceiro e quarto mês de gravidez. Segundo pesquisa realizada na Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, o melhor tratamento deve começar por uma mudança na alimentação. O que acrescentar na alimentação diária? Sobre tudo, fibras. Também é muito recomendável adicionar mais quantidade de líquidos: água, chás ou inclusive sucos de frutas.(Conheça mais sobre quem pode sofrer de prisão de ventre)
Sempre e quando o estado físico o permita, fazer exercício durante a gravidez é uma excelente decisão: favorece a evacuação - porque estimula os movimentos intestinais – e será útil no trabalho de parto. A natação e as caminhadas, durante vinte ou trinta minutos, três vezes por semana, são atividades muitos aconselháveis.
Se o transtorno persiste sem se resolver, recomenda-se um suplemento natural como Metamucil. Fonte de fibras naturais, este produto pode ser ingerido diariamente e com segurança durante a gravidez, como parte da dieta para combater a irregularidade intestinal e a prisão de ventre. Havendo qualquer dúvida, consultar o médico.
Fontes: www.metamucil.com.mx
Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos
Centro de Endoscopia Digestiva Rosario, de Argentina
Leia também:
Quem são as vítimas da prisão de ventre
Como prevenir a prisão de ventre: dez dicas