Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Constipação na gravidez

Consumo de fibras no combate da constipação na gestação

Nem todas as fibras são iguais, por isso seus benefícios também variam. Fibras são consideradas alimentos funcionais que ajudam a melhorar as funções vitais e podem prevenir ou ser coadjuvantes no tratamento de doenças.

As fibras alojam-se nas paredes celulares dos alimentos de origem vegetal e podem ser solúveis e insolúveis.

As fibras insolúveis não se dissolvem em água e, por isso, têm ação principalmente mecânica, ao passo que as fibras solúveis, além da ação mecânica, atuam também sobre o metabolismo. Os dois tipos se complementam.

O poder dos alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras são de origem vegetal: cereais, leguminosas, oleaginosas, verduras, legumes e frutas frescas e secas. A maior parte deles fornece tanto fibras solúveis quanto insolúveis, proporcionando ação conjunta na fisiologia humana.

O psyllium é uma fibra solúvel que regula o trânsito intestinal ao absorver água e gordura como uma esponja. Ele aumenta o tamanho do bolo fecal, deixando-o mais macio e solto, além de estimular os movimentos do intestino, facilitando a evacuação. A fibra também diminui a velocidade de absorção de glicose no intestino delgado, o que reduz os níveis glicêmicos no sangue e atua na prevenção do diabetes.

O uso do psyllium como auxiliar no tratamento da constipação na gravidez

Constipação na gestação

A prisão de ventre é uma das queixas mais comuns durante a gestação. Estima-se que as dificuldades de trânsito lento ocorrem a partir do primeiro trimestre de gestação. Embora não acarrete danos ao bebê, a obstipação pode ser um grande desconforto para a gestante, isso quando não se transforma em problemas maiores.

Durante a gravidez não é aconselhável usar laxantes por muito tempo. O excesso desse tipo de medicamento pode causar problemas cardíacos ou renais para a mãe, devido à eliminação de cálcio, vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. A carência desses nutrientes pode afetar também o desenvolvimento do bebê.

O uso do psyllium como auxiliar no tratamento da constipação na gravidez

Para evitar a constipação na gestação é aconselhado aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como mamão, alface, aveia e gérmen de trigo, beber pelo menos 2 litros de água diariamente e consumir alimentos também ricos em água, como melancia e cenoura, por exemplo.

Por ser uma fibra de origem natural, a superfibra de psyllium, presente em Metamucil, pode ser usada no tratamento da constipação, para ajudar a combater os desconfortos da prisão de ventre e regular o trânsito intestinal, no entanto, grávidas não devem utilizar este medicamento sem orientação médica.

Referências:
Estrella, F. 2004. Benefícios da Plantago ovata no tratamento da constipação intestinal.Fundação Herbarium e Associação Argentina de Fitomedicina.
Pinheiro, A.K. et al. 2018. Constipação intestinal: tratamento com fitoterápicos.Ver. Cient. FAEMA, Ariquemes, 9, número espacial, p: 559-564.
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas