Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Psyllium

Psyllium: a superfibra natural que traz saúde e bem-estar

A casca do psyllium é uma fibra natural obtida das sementes da planta Plantago ovata. Essa fibra tem a capacidade de aumentar em até 20 vezes seu tamanho ao entrar em contato com líquidos, devido a sua alta capacidade de absorção de água.

O teor elevado de fibra solúvel e mucilagem torna o psyllium uma excelente opção para quem busca auxílio para combater a prisão de ventre.

Nutrientes do psyllium

O psyllium é chamado de superfibra porque cada 100 gramas dele fornecem 80 gramas de fibra solúvel. Embora outros nutrientes apareçam em quantidade reduzida – pouca quantidade de cálcio e ferro e isento de gordura e proteína – o psyllium auxilia no funcionamento do intestino e no combate à prisão de ventre.

Ele vem ganhando fama pela grande quantidade de benefícios que oferece à saúde. Por eliminar as gorduras ruins, o psyllium auxilia no controle do colesterol

Psyllium: a superfibra natural que traz saúde e bem-estar

Benefícios do psyllium

Estudo publicado na revista The Lancet indica que a quantidade diária ideal de fibras para um adulto é entre 25 e 29 gramas. Além disso, segundo esse estudo, financiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as fibras também ajudam no controle dos níveis de colesterol.

Atingir o consumo das quantidades indicadas de fibra pode não ser tarefa fácil, mas o psyllium ajuda a suprir as necessidades diárias. Consideremos que uma maçã de 100g contém em média 2,4g de fibras, e uma banana de 120g contém aproximadamente 3g.

Psyllium: a superfibra natural que traz saúde e bem-estar

Um dos benefícios das fibras é que parte da fermentação desses nutrientes acontece no intestino grosso, interferindo de modo positivo na velocidade do trânsito intestinal e em outras funções do organismo. Esse é um diferencial do psyllium: após ser digerido pelo estômago, ele segue para o intestino, onde o volume da fibra esponjosa aumenta muito, formando uma massa gelatinosa que limpa as paredes intestinais, transportando toxinas e resíduos e eliminando-os pelas fezes.

O gel volumoso apresenta efeito laxante, sem os mesmos níveis de efeitos colaterais de outros laxativos, como dor e diarreia, ajudando na limpeza do intestino. Ajuda ainda a promover a saúde do coração, auxiliando no controle da glicemia e na redução dos níveis de colesterol.

Referências:
Klein Jr, L.C. & Henriques, A.T. 2014.Monografia da espécie Plantago Ovata Forssk. (Plantaginaceae) Psyllium. Ministério da Saúde, SUS.
Reynolds, A. et al. (2019). Carbohydrate quality and human health: a series of systematic reviews and meta-analysis. The Lancet, 393(10170): 434-45.
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas