Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Sobre Metamucil

Ingredientes, administração e precauções do produto

Embora o Metamucil seja um produto com algumas contra-indicações, é importante estar atento na forma de consumir.

Consumo consciente e contra-indicações

É verdade que não conhecemos os ingredientes de todos os produtos que consumimos. Em parte por preguiça e ignorância e em parte por confiança. Confiança em que? Ao médico que confia diretamente as empresas que os produzem. Se estas são sólidas, reconhecidas e prestigiosas como a Procter & Gamble, a confiança é justificada. No caso do Metamucil, o suplemento de fibras mais buscado no mundo, a confiança pode ser plena. Contudo, é bom conhecer sua composição e qual a melhor forma de consumir.

Um último, mas não menos importante benefício do psyllium plantago é que reduz o colesterol em pessoas com níveis leves. Uma dose de 10-12 gramas ao dia da casca semente de psyllium, já adicionado em alimentos ou como um suplemento separado e em combinação com a dieta, pode reduzir os níveis de colesterol.

Sua forma de administração não é complicada. Em maiores de 12 anos recomenda-se uma colher de sopa, equivalente a 5,8 gramas, em um copo com água até três vezes por dia. Em crianças de 6 a 12 anos, a média das doses ingeridas por adultos em 240 ml de água ou suco natural, no máximo três vezes ao dia. Se esta é a primeira vez que se toma, o recomendável é começar com uma dose única por dia. As instruções de uso são simples e orienta encher um copo com água, colocar a quantidade de Metamucil especificada e mexer.

Finalmente, é necessário observa algumas precauções. A ingestão com pouco líquido pode ter um resultado adverso e por isso que nunca é demais beber outro copo de água depois do primeiro com o produto. Ao adicionar outro copo de água em seguida, não haverá esforço para engolir. Como todo remédio, pode ter interferência com outros medicamentos. Se está consumindo qualquer medicação via oral, é recomendável aguardar duas horas antes de usar o Metamucil ou bem depois. Por último, e não menos importante, se não obter os resultados esperados, se tiver alguma reação adversa ou tiver qualquer dúvida, recomenda-se consultar um médico.

Referências:
Metamucil Brazil, www.metamucil.com.br, 2019.
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas