As fibras alojam-se nas paredes celulares dos alimentos de origem vegetal e podem ser solúveis e insolúveis.
As fibras insolúveis não se dissolvem em água e, por isso, têm ação principalmente mecânica, ao passo que as fibras solúveis, além da ação mecânica, atuam também sobre o metabolismo. Os dois tipos se complementam.
O poder dos alimentos ricos em fibras
Os alimentos ricos em fibras são de origem vegetal: cereais, leguminosas, oleaginosas, verduras, legumes e frutas frescas e secas. A maior parte deles fornece tanto fibras solúveis quanto insolúveis, proporcionando ação conjunta na fisiologia humana.
O psyllium é uma fibra solúvel que regula o trânsito intestinal ao absorver água e gordura como uma esponja. Ele aumenta o tamanho do bolo fecal, deixando-o mais macio e solto, além de estimular os movimentos do intestino, facilitando a evacuação. A fibra também diminui a velocidade de absorção de glicose no intestino delgado, o que reduz os níveis glicêmicos no sangue e atua na prevenção do diabetes.
Constipação na gestação
A prisão de ventre é uma das queixas mais comuns durante a gestação. Estima-se que as dificuldades de trânsito lento ocorrem a partir do primeiro trimestre de gestação. Embora não acarrete danos ao bebê, a obstipação pode ser um grande desconforto para a gestante, isso quando não se transforma em problemas maiores.
Durante a gravidez não é aconselhável usar laxantes por muito tempo. O excesso desse tipo de medicamento pode causar problemas cardíacos ou renais para a mãe, devido à eliminação de cálcio, vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. A carência desses nutrientes pode afetar também o desenvolvimento do bebê.
Para evitar a constipação na gestação é aconselhado aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como mamão, alface, aveia e gérmen de trigo, beber pelo menos 2 litros de água diariamente e consumir alimentos também ricos em água, como melancia e cenoura, por exemplo.
Por ser uma fibra de origem natural, a superfibra de psyllium, presente em Metamucil, pode ser usada no tratamento da constipação, para ajudar a combater os desconfortos da prisão de ventre e regular o trânsito intestinal, no entanto, grávidas não devem utilizar este medicamento sem orientação médica.
Estrella, F. 2004. Benefícios da Plantago ovata no tratamento da constipação intestinal.Fundação Herbarium e Associação Argentina de Fitomedicina.
Pinheiro, A.K. et al. 2018. Constipação intestinal: tratamento com fitoterápicos.Ver. Cient. FAEMA, Ariquemes, 9, número espacial, p: 559-564.