Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Constipação

Quais são as causas da constipação?

Quando nos alimentamos, os alimentos seguem pelo sistema digestivo até o intestino, que se movimenta para empurrar o bolo alimentar e extrair nutrientes.

Se esses movimentos diminuem, o organismo absorve água em excesso, tornando as fezes secas. É isso que causa dor.

Causas principais

Falta de fibra alimentar na dieta

Pessoas que consomem alimentos ricos em fibras, são menos propensas a sofrer de constipação. Assim, é importante consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e grãos integrais. Pois a fibra facilita as evacuações e previne a constipação. Alimentos pobres em fibras são alimentos ricos em gordura, como por exemplo: queijo, carne e ovos. Outra forma de aproveitar os benefícios da fibra é suplementar sua alimentação com Metamucil.

Sedentarismo

Uma das causas da constipação intestinal é a falta de atividade física, assim, pessoas acamadas ou idosas, tem mais propensão a sofrer com a prisão de ventre. A atividade física mantém o metabolismo alto, fazendo com que os processos naturais no corpo aconteçam rapidamente.

Mudanças na rotina

Quando uma pessoa viaja, sua rotina normal muda. Por isso pode afetar o sistema digestivo, o que às vezes resulta em constipação. Os horários de alimentação podem mudar, ou se pode ir para a cama, levantar-se e ir ao banheiro em horários diferentes. Todas essas mudanças aumentam o risco de constipação.

Não ir ao banheiro quando sente vontade

Algumas pessoas adiam ou ignoram a vontade de evacuar. O desejo pode ir gradualmente reduzindo até que a vontade passe. Mas, quanto mais tempo atrasar, as fezes se tornam mais secas e mais duras.

Não beber água suficiente

Beber mais líquidos, quanto já está constipado, pode não resolver o problema, mas o consumo regular de água, reduz o risco de constipação intestinal. Muitos refrigerantes e bebidas contêm cafeína que pode causar desidratação e agravar a constipação intestinal.

Referências:
Metamucil Brazil, www.metamucil.com.br, 2019.
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas