Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Constipação na gravidez

É comum sentir constipação na gravidez?

É um dos inconvenientes mais comuns em mulheres durante a gravidez. Por essa razão, é necessário seguir algumas recomendações.

A gravidez é o sonho de milhões de mulheres no mundo todo. Esperar um filho, imaginar o sexo do bebê, escolher seu nome, preparar seu quarto, pensar se vai ser parecido com o pai ou a mãe…

Talvez essa seja uma das sensações mais fortes na vida das mulheres. No entanto, nem sempre a felicidade durante a gravidez transcorre como nos filmes de Hollywood e nem tampouco todos os momentos são como contam as celebridades nas revistas do coração. Algumas vezes, é exatamente o contrário: tonturas, vômitos, dores musculares, repulsa a comida. Além disso, a prisão de ventre, um problema muito comum em mulheres grávidas.

É comum? O que se deve fazer? A quem pedir ajuda? Em princípio, convém relaxar e entender que se trata de um sintoma que surgedurante a gestação, inclusive em mulheres que nunca tiveram esse problema. Se for por causa de alterações hormonais, a prisão de ventre afeta mais a mulher do que o homem e isso se agrava durante a gravidez. Ademais, a falta de atividade física ou sedentarismo contribui para o aparecimento do sintoma.

Estima-se que as dificuldades de um ritmo intestinal, mais lento ocorrem entre o terceiro e quarto mês da gestação. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Navarra, Espanha, o melhor tratamento deve começar com uma mudança alimentar. O que acrescentar na alimentação diária? Acima de tudo, aumentar a ingestão de fibras. Recomenda-se também beber mais água, chá ou sucos de frutas.

Sempre e quando o estado físico permitir, faça exercício físico durante a gravidezpois favorece a evacuação, estimulando os movimentos intestinais e será útil no trabalho de parto. A natação e caminhadas durante vinte ou trinta minutos, três vezes por semana, são bastante recomendáveis.

Se o sintoma persistir, recomenda-se tomar um suplemento natural como o Metamucil. Sendo uma fonte de fibras naturais, esse produto pode ser ingerido diariamente com segurança durante a gravidez e fazer parte da dieta para regular o intestino e prevenir a prisão de ventre. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

Referências:
Metamucil Mexico, www.metamucil.com.mx
Instituto Nacional de Medicina dos Estados Unidos
Centro de Endoscopia Digestiva de Rosario, Argentina
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas