Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Açúcar

Psyllium, um aliado na luta contra o diabetes

A melhor prevenção contra o diabetes tipo 2 é uma alimentação saudável e equilibrada.

Uma dieta com ingestão moderada de açúcares, gorduras, carboidratos simples e com consumo diário de fibras solúveis e insolúveis auxilia muito na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2.

O acompanhamento nutricional e a prática regular de atividades físicas podem reduzir a glicemia e auxiliar o paciente diabético a ter uma vida normal.

Como o psyllium funciona

Diabéticos precisam manter bom controle da glicose e do colesterol no sangue, a fim de prevenir e evitar complicações de médio e longo prazos. Além disso, o controle do peso é essencial, para o sucesso do tratamento do diabetes tipo 2.

Portanto, recomenda-se que pacientes com diabetes tenham uma dieta rica em fibras, pois elas ajudam a controlar a glicemia após as refeições e reduzem os níveis de colesterol no sangue. As fibras solúveis, como as cascas do psyllium, tornam o processo de absorção dos carboidratos mais lento, evitando os picos de glicose e, como consequência, os picos de insulina.

Psyllium, um aliado na luta contra o diabetes

Quanto mais insulina o corpo produz, mais os órgãos começam a se tornar resistentes a ela. Ou seja, eles solicitam cada vez mais esse hormônio para colocar a glicose dentro das células. O agravamento desse quadro de resistência à insulina resulta no diabetes tipo 2, quando o hormônio produzido pelo corpo deixa de ser suficiente para absorver todo o açúcar disponível no sangue.

Quando se trata de regular o volume de glicose circulante na corrente sanguínea, as fibras solúveis são as mais indicadas dentre as fibras. Elas são capazes de atrasar o esvaziamento gástrico, o que retarda a entrada de açúcar no sangue e diminui o aumento de glicose depois da refeição.

Psyllium, um aliado na luta contra o diabetes

Cascas de psyllium, a eficiência desta superfibra

O psyllium é a casca retirada das sementes de uma planta do gênero Plantago. Rica em mucilagem, fibras solúveis, insolúveis e alguns óleos essenciais para o organismo, ela foi testada em vários estudos e pesquisas médicas e os resultados atestam a eficiência dessa superfibra:

  • Capaz de absorver e reter altas quantidades de água, pode dobrar de volume, formando um gel denso que é lentamente absorvido.
  • O psyllium auxilia no aumento do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e até a consistência das fezes, facilitando todo o trânsito intestinal. Ele é recomendado para o tratamento de constipação.
  • Auxilia ainda na redução do colesterol LDL, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.
  • Tem efeitos positivos confirmados para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2, pois evita a absorção de glicose, sem alterar outros níveis de vitaminas e minerais.

Uma forma alternativa de aproveitar todos esses benefícios da superfibra psyllium é através de tratamento medicamentoso. Metamucil é um medicamento fitoterápico a base de psyllium – cada grama contém 0,562 g dessa fibra – que, associado à ingestão de grande quantidade de água para auxiliar na formação do gel, ajuda a equilibrar e melhorar a saúde.

Referências:
Bernaud, F.S.R. & Rodrigues, T.C. 2013. Fibra alimentar – ingestão adequada e efeito sobre a saúde do metabolismo.
Gibb, RD; et al. (2015). Psyllium fiber improves glycemic control proportional to loss of glycemic control: a meta-analysis of data in euglycemic subjects, patients at risk of type 2 diabetes mellitus, and patients being treated for type 2 diabetes mellitus. Am. J. Clin. Nutr. 102 (6): 1604-14.
IMeN – Instituto de Metabolismo e Nutrição. [http://nutricaoclinica.com.br]
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas