Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Colesterol

As fibras alimentares ajudam a controlar o colesterol

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, adultos acima de 20 anos devem ter colesterol total menor que 190 mg/dl.

Porém, a realidade é que aproximadamente 40% dos brasileiros adultos têm colesterol acima desse patamar. O excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

O aumento do colesterol pode ocorrer por diversos motivos. Os mais comuns são herança genética, má alimentação, obesidade, vida sedentária e diabetes. Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para esse mal não está nas pílulas. Bons hábitos alimentares associados à prática regular de exercícios físicos ajudam a manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio, afastando o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer.

As fibras alimentares ajudam a controlar o colesterol

Controlando o colesterol: alimentação saudável

Pequenas mudanças de atitude bastam para controlar a maioria dos fatores de risco de aumento do colesterol, por exemplo, mudanças de estilo de vida, como praticar exercícios físicos e manter uma dieta saudável, são a primeira linha de defesa contra o colesterol alto.

Todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, é bom dar preferência a alimentos de origem vegetal, que são naturalmente ricos em fibras: frutas, verduras, legumes e grãos. Manter hábitos de vida saudáveis, não fumar e controlar a pressão arterial são recomendações para todos, mesmo para quem não tem histórico familiar da doença.

Mas o que é alimentação saudável? Uma dieta saudável é aquela que garante que o organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que precisa. Para que a alimentação seja realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na qualidade dos alimentos que estão sendo ingeridos.

As fibras alimentares ajudam a controlar o colesterol

Você é o que você come

O que você come impacta diretamente seus níveis de colesterol. As fibras alimentares são grandes aliados na batalha contra o colesterol, especialmente as fibras solúveis. Elas contribuem para o funcionamento intestinal adequado e ajudam no controle da glicemia e dos níveis de colesterol.

As fibras são capazes de auxiliar diretamente no controle dos níveis de colesterol. Mas como isso acontece?

As fibras solúveis auxiliam diretamente no controle de colesterol porque formam um gel solúvel que, no intestino delgado, altera a absorção de colesterol do organismo, reduzindo o risco de doenças do coração.

As fibras também auxiliam no tratamento da constipação intestinal, aumentando o volume fecal, estimulando os movimentos intestinais, melhorando o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.

Referências:
1IMeN – Instituto de Metabolismo e Nutrição. [http://nutricaoclinica.com.br/]
2SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – Portal Prevenção [http://prevenção.cardiol.br/].
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas