Reeducação alimentar, dieta e saúde
Fibras dietéticas
São essenciais para a nossa dieta. São elas que dão volume aos alimentos para que eles se mantenham em movimento em nossos sistema digestivo. Além disso, mantêm o bolo alimentar hidratado para formar fezes na consistência ideal.
1. As fibras solúveis formam um gel em contato com a água, ajudando a reduzir o colesterol. Estão presentes na aveia, feijão, ervilha e em várias frutas.
2. As fibras insolúveis são removidas pelo sistema digestivo rapidamente e, na maioria das vezes, permanecem intactas. Você pode encontrá-las facilmente no trigo, em cereais, pães integrais e vegetais.
A importância das fibras
Recentes estudos revelam que, hoje em dia, consumimos em média a metade do que é recomendado em quantidade de fibras. Então, uma alimentação com mais fibra nos ajudaria, entre outras coisas, a manter uma frequência saudável de evacuações – que varia de 3 vezes ao dia a 3 vezes por semana. A fibra ajuda a eliminar o desperdício, o corpo não precisa.
A fibra ajuda a manter a regularidade de seu intestino
Algumas dicas simples para manter a regularidade intestinal:
- Tenha uma dieta balanceada
- Tome muito líquido
- Faça exercícios físicos
- Não “segure” a vontade de ir ao banheiro.
Aumentando o consumo de fibras
É mais fácil do que parece. Você pode começar substituindo pão branco pelo integral, arroz branco por integral, doces por frutas, frituras por vegetais. Outra dica é consumir mais vegetais crus e frutas frescas, preferencialmente com casca. Boa parte das fibras das frutas se concentra nas cascas. Distribua as fibras durante todas as refeições do dia. Farelos de cereais de manhã são um bom começo, mas experimente incluir grãos integrais, frutas, feijões e vegetais também no almoço e no jantar. Veja mais dicas aqui. Aumente o consumo de fibras gradualmente, para que seu organismo se adapte.