Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Dieta

7 alimentos que tornam seu dia a dia mais saudável

Alimentos fáceis de encontrar podem trazer grandes benefícios à saúde

A alimentação saudável é fundamental para cuidar da saúde e prevenir problemas como hipertensão, colesterol alto, diabetes, além de outras condições, como a constipação intestinal1.

Uma alimentação variada e rica em fibras, com legumes, verduras, leguminosas, frutas, cereais integrais, leite e derivados, além de peixes, aves ou carnes magras, é importante para suprir a necessidade de nutrientes que o corpo necessita para funcionar bem2.

Veja abaixo 7 exemplos de alimentos que tornam a alimentação mais saudável e programe-se para consumi-los com regularidade.

Brócolis: esse vegetal da família das crucíferas tem a vantagem de ser um alimento fácil de encontrar em diversas regiões brasileiras2. É importante lembrar de inserir esse alimento na rotina não só porque ele carrega nutrientes excelentes para o organismo, como cálcio, vitamina C, entre outros2, mas também porque ele tem propriedades que ajudam a afastar o risco de câncer, além das fibras que colaboram para o bom funcionamento intestinal, evitando a constipação3.

7 alimentos que tornam seu dia a dia mais saudável

Açaí: fruto típico do Brasil, o açaí é uma joia para a saúde. Rico em polifenóis, foi demonstrado que ele atua nos vasos sanguíneos, apresentando efeitos protetores para o coração, rins, além de auxiliar na proteção contra hipertensão, diabetes e obesidade4. O açaí também traz benefícios na prevenção de diversos tipos de câncer, por isso incluí-lo na dieta é mais uma forma de tornar a alimentação mais saudável5. Mas atenção na hora de consumir: é considerado ideal o açaí puro, sem adição de açúcar ou outros compostos.

Abacate: não é preciso fugir do abacate, muitas vezes rejeitado por ser uma fruta mais calórica. Aliás, o ideal é consumi-lo com regularidade, afinal, ele carrega gorduras monoinsaturadas, excelentes para a saúde cardiovascular, e fornece ao organismo várias vitaminas e minerais. O abacate também aumenta o colesterol bom e reduz o risco de síndrome metabólica6.

Que tal dar uma chance?

7 alimentos que tornam seu dia a dia mais saudável

Cúrcuma: a cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um tempero excepcional para a saúde. Antioxidante e anti-inflamatória, a cúrcuma apresenta benefícios em condições como síndrome metabólica, ansiedade, artrite e colesterol alto. Além disso, também pode ajudar na recuperação muscular em decorrência de exercícios físicos. No entanto, lembre-se de consumi-la juntamente com a pimenta-do-reino, pois a piperina presente nesse tempero ajuda a aumentar a biodisponibilidade da cúrcuma, ou seja, faz com que o açafrão-da-terra proporcione benefícios ainda mais evidentes7.

Cogumelo: os cogumelos comestíveis não são somente excelentes opções proteicas8 para quem não come proteína animal, mas também alimentos que colaboram para melhorar o sistema imunológico, inclusive apresentam efeito protetor contra tumores9.

É sempre uma boa opção inclui-los na dieta.

Cacau: além de saboroso, o cacau é um alimento muito saudável e fácil de inserir na alimentação. Excelente antioxidante, oferece proteção ao coração10 e aos neurônios, além de melhorar a cognição e o humor11. Ainda, o cacau pode estar ligado à redução de inflamação no organismo, afastando problemas de saúde ligados a ela11.

Mas atenção: o ideal é optar chocolate com maior teor de cacau, já que é ele que traz os benefícios à saúde. Outra opção é o cacau em pó sem açúcar, que pode ser adicionado ao leite ou a outros ingredientes10.

Psyllium: a fibra da plantago ovata, planta amplamente usada para fins medicinais, é um alimento notável na prevenção e tratamento da constipação12. Mas atenção: para que os benefícios sejam aproveitados, ela precisa estar em quantidade e concentração adequada, como em Metamucil. Desta forma, ela retém água dentro do intestino, hidratando as fezes e facilitando a evacuação12.

Metamucil é um suplemento alimentar composto de um concentrado de fibras de psyllium, portanto o produto mais indicado para que os benefícios dessa fibra sejam aproveitados. Para entender melhor, Metamucil é produzido a partir da planta descascada, que passa por um tratamento específico onde são selecionadas as partes mais fibrosas do psyllium. É por isso que apenas 1 colher de sobremesa ou 1 sachê de Metamucil fornece 3,4g de fibras.

Outra boa notícia é que, quando usada em quantidades e concentrações adequadas, psyllium também pode ajudar a controlar a glicemia. Sim, a fibra pode ser usada como um tratamento auxiliar para diabéticos controlarem melhor os níveis glicêmicos13.

É importante saber que essa fibra também ajuda no controle do colesterol ruim (LDL) quando usada na concentração e quantidade adequada, como em Metamucil. Por ser bem tolerada e segura, é indicado que pessoas com colesterol alto, juntamente com uma dieta adequada, consumam a fibra como parte das medidas de controle dos níveis lipídicos14.

Juntamente com uma dieta saudável, o psyllium na concentração presente em Metamucil é capaz de reduzir em até 15% o risco de eventos cardiovasculares, como infarto15.

Como parte de uma alimentação que promove saúde, é importante inserir psyllium na dieta, portanto uma forma prática de ingerir essa fibra benéfica no dia a dia é por meio de Metamucil.

Com ele, fica mais fácil ingerir a quantidade de fibras ideal para alcançar todos os benefícios, como melhora da constipação, controle glicêmico e redução do colesterol ruim16, passos importantes para a manutenção do bem-estar. Com a saúde em dia, há mais disposição e energia para as atividades da rotina.

Referências:
1Garcia, Lilian; Bertolini, Sônia; Souza, Mariana; et all. Constipação intestinal: aspectos epidemiológicos e clínicos. Revista Saúde e Pesquisa, n. 1, p. 153-162, jan./abr. 2016 - ISSN 1983-1870 - e-ISSN Maringá (PR). Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/.
2 Schmidt, Fernanda; Santos, Vera; Domansky, Rita. Prevalência de constipação intestinal autorreferida em adultos da população geral. Revista da Escola de Enfermagem da USP · 2015; 49(3):443-452. DOI: 10.1590/S0080-623420150000300012.
3P. Chiarelli, W. Brown & P. McElduff. Constipation in Australian Women: Prevalence and Associated Factors. International Urogynecology Journal volume 11, pages71–78(2000). Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s001920050073
4Roerig, J.L., Steffen, K.J., Mitchell, J.E. et al. Laxative Abuse: Epidemiology, Diagnosis and Management. Drugs, August 2010, Volume 70, Issue 12, pp 1487–1503. https://doi.org/10.2165/11898640-000000000-00000.
5Federação Brasileira de Gastroenterologia. O importante papel das dietas para a saúde digestiva. Disponível em: http://www.hospitalsantalucinda.com.br/downloads/saude-digestiva.pdf
6 Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/
7ColleteI, Vanessa; Araújo, Cora; Madrugal, Samanta. Prevalência e fatores associados à constipação intestinal: um estudo de base populacional em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007. Cadernos de Saúde Pública vol.26 no.7 Rio de Janeiro July 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000700018
8Lambeau KV, McRorie JW Jr. Fiber supplements and clinically proven health benefits: How to recognize and recommend an effective fiber therapy. Clinical Nursing Studies, 2013, Vol. 1, Nº. 4. J Am Assoc Nurse Pract. 2017 Apr;29(4):216-223. doi: 10.1002/2327-6924.12447.
9Johnson W. McRorie, Jr. Evidence-Based Approach to Fiber Supplements and Clinically Meaningful Health Benefits, Part 1: What to Look for and How to Recommend an Effective Fiber Therapy. Nutrition Today. 2015 Mar; 50(2): 82–89. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4415962/.
10Morais, Mauro Batista; Maffei, Helga Verena L.; Constipação Intestinal. Jornal de Pediatria, Vol. 76, Supl.2, 2000. Disponível em: http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-S147/port.pdf
11Castiglia, P. T. (2001). Constipation in children. Journal of Pediatric Health Care, 15(4), 200–202. doi:10.1067/mph.2001.115885
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas