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Dieta

A importância dos alimentos ricos em fibra para o sistema digestivo

Reeducação alimentar, dieta e saúde

Fibras dietéticas

São essenciais para a nossa dieta. São elas que dão volume aos alimentos para que eles se mantenham em movimento em nossos sistema digestivo. Além disso, mantêm o bolo alimentar hidratado para formar fezes na consistência ideal.

1. As fibras solúveis formam um gel em contato com a água, ajudando a reduzir o colesterol. Estão presentes na aveia, feijão, ervilha e em várias frutas.

2. As fibras insolúveis são removidas pelo sistema digestivo rapidamente e, na maioria das vezes, permanecem intactas. Você pode encontrá-las facilmente no trigo, cereais, pães integrais e vegetais.

A importância das fibras

Estudos recentes revelam que, hoje em dia, consumimos em média a metade do que é recomendado em quantidade de fibras. Portanto, uma alimentação com mais fibra nos ajudaria, entre outras coisas, a manter uma frequência saudável de evacuações – que varia de 3 vezes ao dia a 3 vezes por semana. A fibra ajuda a eliminar o desperdício que o corpo não precisa.

A fibra ajuda a manter a regularidade de seu intestino

Algumas dicas simples para manter a regularidade intestinal:

  • Tenha uma dieta balanceada
  • Beba bastante líquido
  • Faça exercícios físicos
  • Não Deixe de ir ao banheiro quando sentir vontade.
  • Aumentar o consumo de fibras

É mais fácil do que parece e você pode começar substituindo o pão branco pelo integral, arroz branco pelo arroz integral, doces por frutas, frituras por vegetais. Outra dica é consumir mais vegetais crus e frutas frescas, preferencialmente com casca. Boa parte das fibras das frutas se concentra nas cascas. Distribua as fibras durante todas as refeições do dia. Usar farelos de cereais de manhã já é um bom começo, mas experimente incluir grãos integrais, frutas, feijões e vegetais também no almoço e no jantar. Veja mais dicas aqui. Aumente o consumo de fibras gradualmente para que seu organismo se adapte.

Referências:
Metamucil Brazil, www.metamucil.com.br, 2019.
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas