Metamucil Psyllium Planatago Ovata

Hábitos saudáveis

Como combater a constipação com receitas caseiras

As melhores recomendações básicas para que a constipação não evolua são boa alimentação, produtos naturais, atividade física e tranquilidade.

Combater a prisão de ventre

Entre as doenças que uma pessoa pode sofrer, o trânsito lento tem uma vantagem pois pode ser tratado em casa. Embora não seja prisão de ventre crônica ou outros casos especiais e sim algo passageiro, essa dificuldade pode ser resolvida seguindo algumas orientações. Além disso, se trata de soluções baseadas em um modelo de vida mais saudável e por isso que se pode seguir sem contra-indicações.

Quais são os sintomas da irregularidade intestinal?

Eles podem variar, mas, por exemplo, ter de fazer muito esforço para ir ao banheiro é um deles. Se achar que o abdome doi ou se sentir inchado e só ir ao banheiro duas ou três vezes por semana, também são indicações claras de que pode estar sofrendo de dificuldades de trânsito lento.

Entre os métodos para evitar a prisão de ventre, o primeiro remédio é a alimentação. Comer produtos saudáveis e equilibrados e fazê-lo lentamente, com uma boa mastigação, pode solucionar esse problema. Nesse momento, a melhor ajuda é a regulação do intestino com fibras. Você pode incluir alimentos ricos em fibras como frutas frescas com casca, frutas secas, legumes, farelo de trigo, pão, arroz e cereais, especialmente no café da manhã. Outra dica, quando cozinhar ou temperar, utilize o azeite de oliva moderadamente uma vez que esta gordura é benéfica para lubrificar os intestinos.

Se quiser potencializar ainda mais a ingestão de fibras para constipação, existem produtos naturais como o Metamucil da Procter & Gamble que costumam ser muito mais úteis e fáceis de incorporar em sua dieta. Também é importante beber bastante líquido, pelo menos dois litros por dia, para hidratar as fibras e estimular a evacuação.

Muitas vezes sofrem de prisão de ventre as pessoas sedentárias ou as que fazem pouco exercício físico. Portanto, para concluir esse plano de prevenção contra a constipação, é necessário ter uma vida física ativa. Programe várias vezes por semana a atividade que você mais gosta, como natação, ciclismo ou caminhadas.

Referências:
Metamucil Brazil, www.metamucil.com.br, 2019.
Como preparar Metamucil: copo e colherLaranjas